Dedilhados - Mão direita no teclado

Muitas pessoas que estão iniciando no teclado as vezes não sabem o que fazer com a mao direita. E o uso da mão direta é muito importante pois ela tira os vazios da musica, um simples dedilhado pode muito bem deixar a musica completa.

Então irei mostrar aqui algumas maneiras de usar a mão direita sem muito complicação. Com alguns dedilhados simples você vai melhorar muito seu desempenho no teclado. E como eu já falei antes basta você usar sua criatividade que suas musicas sairam perfeitas.

Então vamos começar:

1º - Quando você estiver tocando uma musica você ira fazer na mão esquerda o acorde normalmente e na mão direita um dedilhado. Neste primeiro modo você pode usar a escala do acorde na hora de tocar, se você faz o acorde de C, voce irá andar por toda a escala de dó, depois que passar para outro acorde, você faz a escala correspondente, isso sem precisar estar fazendo o acorde formado na mão direita. Se você não souber escala clique aqui e aprenda agora mesmo.

Ex: A escala de D é: re mi fa# sol la si do# re

Então, quando tiver no acorde de D, voce pode ir subindo e descendo no teclado usando essas notas da escala, não precisa ser na ordem da escala, nem usar todas elas. o importante é usar apenas elas. E quando for para outro acorde, usar a escala desse outro acorde. Perceba no video abaixo como na mão esquerda uso os acordes normalmente e na mão direita faço as escalas sem compromisso, sem ordem, mais sem fugir da escala.

video


2º - Este dedilhado que vou mostrar abaixo, é super importante pra você treinar. Ajuda além da agilidade tambem maneiras de fazer dedilhados, pois desse dedilhado você pode inventar vários outros. Nele você vai fazer na mão esquerda o acorde normal, na mão direita tambem o acorde normal junto com a sétima do acorde. Assim subindo e descendo depois passando para outro acorde, sempre subindo e descendo. Você vai tocar nota por nota, passando da mão esquerda para a direita e voltando. Para melhor intender tem o video abaixo. No video estou usando a sequencia: C G Em C F G Em C

video

3º - Você pode usar tambem uma batida junto com um pequeno dedilhado, você faz assim, toca o acorde normal na mão esquerda, e não direita bate o acorde completo logo depois faz um dedilhadozinho. É super simples.

4º - Pode usar tambem um dedilhado muito simples usando o formato do acorde de 9ª (nonas) na mão direita, fazendo assim: na mão esquerda fz o acorde normalmente e na mão direita você faz um pequeno dedilhado usando o acorde como se fosse com nona.

Ex: Se você for fazer um D. na mão esquerda seria o acorde normal: re fa# la (fazendo o acorde), e na mão direita usaria re mi fa# la (dedilhando).

Veja o video abaixo para facilitar.

video

Desses dedilhados simples que acabei de mostrar você pode usar a criatividade e fazer suas proprias maneiras de fazer, sem fugir do rítmo. O importante é você saber o que fazer na hora de ma musica, pra não ficar perdido. Pegue uma musica qualquer e tente tocar no seu teclado fazendo um dedilhado inventado por você mesmo. Existem milhares de maneiras de usar a mão direita no teclado, estas são apenas maneiras simples, mais que delas derivas dezenas de outras, basta você saber aproveitar elas de outra maneira em outras musicas.

Espero que esta postegem ajude muito mesmo você, qualquer dúvida só conversar comigo na área TIRA DÚVIDAS.

29 comentários:

  1. Gostei do video, muito bom !
    Obrigado. Valeu.

    - Ana

    ResponderExcluir
  2. gostei mto...
    eu aprendi mto..
    mais eu tenho uma pergunta
    tem ki fazer o acorde da mão esqueda
    aberto ou pode ser fechado?/

    ResponderExcluir
  3. Olá João Pedro, você pode fazer o que você achar mais fácil, aberto ou fechado. Não tem problema.

    ResponderExcluir
  4. eu tenho muita dificuldade em tocar dedilhado tipo se eu toco no TOM DE SOL e na musica tiver um acorde de lá eu posso "passear na escala de lá" sendo que na escala de lá tem c# e na escala de sol é c?

    ResponderExcluir
  5. oi meu nome é francisco morais. muito legal seus videos .ei eu toco em grupo de horação eu sou catolico e gostaria de aprender alguma coisa sobre "baixo caminhando" no teclado pois eu só toco oitavando e as vezes não sai muito legal,e eu também não sou muito experiente. se vc podesse postar algum video mostrando como tocar estilo piano com baixo caminhando eu ficaria grato iria me ajudar muito.obg espero q me responda .valeu abraços.

    ResponderExcluir
  6. cara eu sou evangelico toco em casa pois só quro tocar na igreja quando estiver um nivel mais elevado toco teclado há alguns anos mas tenho muito a aprender
    obs:tenho 15 anos

    ResponderExcluir
  7. Nossa me ajudo dimais mesmo....eu ainda to entendendo...ainda nao entendi....mais voce me ajudou muitoooooooo obrigada de verdade....que Deus abençoe tua vida.

    ResponderExcluir
  8. olá sou iniciante e toco os acordes com a mão direita e a tonica com a mão esquerda. isso é correto? aprendi assim no cursinho, mas não fui até o fim do aprendizado. Achei suas dicas excelentes, obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Nuss Muito Showw Cara Parabens!

    ResponderExcluir
  10. Esclarecimento: um acorde (dependendo do seu grau) pode pertencer a várias escalas. Por exemplo: C pode ser o I grau de C maior, ou o V grau de F ou ainda o IV grau de G maior. Quando tocamos o acorde C na mão esquerda temos que respeitar a tonalidade do contexto da música. Na mão direita temos que tocar as notas do Tom da música. Se estivermos em C Maior devemos tocar na M.D apenas as notas naturais (sem acidentes). Se mudarmos de acorde,temos que saber em que tom estamos tocando para tocar as notas certas na M.D. Se não houver modulação (mudança de Tom) devemos continuar tocando as notas da escala C Maior. É correto dizer que a cada mudança de acorde temos que mudar para a escala do acorde? Nesse caso em que Tom estaremos tocando?

    ResponderExcluir
  11. Ola gostaria de uma explicação. Faço aula de musica na Vila Lobos sou iniciante estou indo para o terceiro semestre tenho 65 anos. Estou fazendo teclado na hora de treinar tirando musica da partitura eu tenho uma duvida porque na partitura tem o acorde e a melodia ai complica. A melodia eu toco direitinho mais não sei como tocar o acorde junto, não sei se - me expressei direito o mais muito obrigado

    ResponderExcluir
  12. Gostei todas as suas aulas são boas, mas eu sou iniciante ainda tenho muitas duvidas!

    ResponderExcluir
  13. Olá Gostei Muito Dessas videos aulas de dedilhado Aprendi muito;

    ResponderExcluir
  14. MEU AMIGO PORTA UM DEDILHADO DE FORRO AI PRA NOS VOCE E FERA GOSTEI MUITO VALEU

    ResponderExcluir
  15. Kara sera que podia me add pra vc me ensina melhor pq preciso tocar sabado numa igreja e nao sei nada
    msn >> DimmuPiter@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. é realmente necessario fazer o dedilhado certo da musicaou pode inventar um para a mesma musica

    ResponderExcluir
  17. preciso de ajuda com a musica fenomeno de bruna karla,como tocar ela fazendo um ritmo e dedilhado semelhante ao original.Se souber por favor me ajuda!

    ResponderExcluir
  18. Show gostei muito
    está de parabéns o cantinho da musica ,me ajudou muito.
    Obrigada que Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  19. Glorifico o nome do Senhor Jesus na sua vida, pois, vc foi o unico at� hoje que realmente me tirou a duvida de como trabalhar no teclado com a mao direita e a esquerda, eu s� sabia usar a mao escquerda, mas nao sabia oque e como fazer com a mao esquerda.s Obrigado Deus abe�oe a sua vida. ass Joverlando Neves

    ResponderExcluir
  20. mt show...que Deus te abençoe mt
    com esses videos uma grande duvida minha foi tirada.
    vlw

    ResponderExcluir
  21. o que é acorde aberto e acorde fechado?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  22. amei suas aulas on line
    continue fazendo nós aprendiz
    agradecemos bjoss

    ResponderExcluir
  23. Amei suas dicas aprendi muito
    continue ensinando nós aprendizes
    agradecemos bjos fica com deus

    ResponderExcluir
  24. gostei muito aprendi muito ,que deus ilumine todo o seu caminho e te protege de todo os 80% de coisas ruins que existe neste mundo .............parabens..............

    ResponderExcluir
  25. oi gostei muito.. como que faz essa acorde de nona!?

    ResponderExcluir
  26. meus parabéns e muito obrigado
    a se propor a ensinar pois aquele que
    da recebe ainda tenho algumas dificuldades
    em montar melodia mais creio que com pratica
    e esclarecimentos de algumas duvidas ficarei fera

    ResponderExcluir
  27. cara voce merece todos os elogios porquer ensina o que voce sabe sem pensar em dinheiro espero que voce conquiste tudo o que ssonha deus te abencoe,

    ResponderExcluir